segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Laranjeiras tá um "bagaço" !!!


Mora em Laranjeiras ?? Meus pêsames.
De segunda a segunda a bagaceira é constante.
Por onde vc ande tem algum problema.
Um bairro ótimo de morar,ou pelo menos, era.
O melhor jeito de ver como esse bairro é bonito,é subir pela rua Belisário Távora ou pela escadaria no final do muro do Clube do Fluminense. Lá, vc encontra a continuação da rua Cardoso Júnior, junto com a Mundo Novo, q dá em Botafogo.
Chegando lá em cima, assim q passar pelo Batalhão da PM do Palácio, dá uma olhadinha pela muretinha da rua de paralelepípedos q vai remetê-lo a uma cidade do interior do Estado. É bem legal. Com essa vista, nota-se q Laranjeiras é um vale. É lindo,vale a pena conferir.
Infelizmente,sem a vista privilegiada do alto de Laranjeiras, na parte baixa, ao invés de vale, o bairro parece um "buraco".Tem tudo dentro dele. De ruim e até de bom de vez em qdo.
De cima pra baixo, começando pelo Cosme Velho, vc encontra uma área entre a Igreja São Judas Tadeu e a entrada do Túnel Rebouças, q é só aventura. O primeiro desafio, é chegar lá em cima a pé, sem ser assaltado, principalemente após os pontos finais de ônibus e a entrada do túnel Rebouças. Se vc está de carro, deve se preocupar com os sinais de trânsito, do primeiro ao último, até entrar no Rebouças.
E se vc resolver dar uma caminhada ou um passeio até as Paineiras e o Cristo? Nossa, isso é aventura. Qdo vc chega no final da rua Cosme Velho, vc se depara com uma bifurcação. Uma preocupada escolha vc terá q fazer: ou vc sobe pela esquerda e acaba dentro de uma favela local ou vc acerta e escolhe a subida da direita, q caso tenha sorte, chegará ao Corcovado com todos seus pertences. O passeio é válido.
Descendo o Cosme Velho, começa o drama da rua q leva o nome do bairro, a rua das Laranjeiras. Pois é, essa rua é um drama do início da manhã até quase o final da noite. É trânsito o dia todo. Tanto na descida da rua Cosme Velho qto no início pelo Largo do Machado, vc precisa ter mta paciência. Leia um livro.
Não vou nem comentar sobre o Largo do Machado. Senão, teria q ficar aqui pelo menos umas três horas escrevendo.
Mas, começando por ali, na rua Ministro Tavares Lira, onde existe uma pizzaria razoável e um restaurante japonês bom (opinião minha), começam o ataque dos "trombadinhas", q fazem a segurança do seu veículo (risos). E quem nos assegura? É só acabar o turno do Vaga Certa, q eles tomam conta da rua. Vc vai fazer o q? Pagar de novo? Eu não pago. Recomendo sempre ter um bastão de madeira no carro para dar de troco.
E aí, se vc segue essa rua até o final e dobra a direita, vc chega na Pça. São Salvador. Uma praça super aconchegante, recém-reformada, q durante o dia é mto frequentada por criancinhas, pessoas idosas e alguns desocupados inofensivos. Mas, é só começar a cair a noite q a praça vira um bar a céu aberto. pra quem gosta é ótimo. Mtas opções, mta gente conversando e mta gritaria. Uma maravilha pra quem paga IPTU e pensa em descansar pra trabalhar o dia seguinte. Isso, sem contar, os "trombadinhas" q ficam passeando na ruas adjacentes esperando alguém pra abordar. É uma festa!
Saindo da praça, vc passa pela rua Ipiranga, onde a calçada é loteada em algumas partes. Existe triciclo de depósito de gelo, cadeiras de botequim e no outro extremos, perto da Conde de Baependi, várias motos de um restaurante chinês, onde ficam por volta de uns cinco ou seis entregadores sentados, tomando conta da calçada toda. Isso qdo não resolvem pilotar a moto, já pela calçada, pra descer direto na Conde de Baependi ou para curzarem essa rua direto pra chegar na outra parte da Ipiranga. São os donos das ruas e das calçadas.
Falando em Conde de Baependi, q até há alguns anos, era um risco andar pela calçada da direita, até q deu uma melhorada para os pedestres, com o radar eletrônico. Porq, pra quem mora por ali ou precisa passar, sempre foi tmo complicado atravessar aquela rua, devido a descida em alta velocidade dos carros pela rua. Agora com o radar, já deu uma melhorada. Afinal de contas, a preferência é do pedestre.
Junto com essa rua vc encontra o viaduto Jardel Filho, q é uma das vias mais importantes de Laranjeiras. Sem ele, já era. Por cima, td normal. Agora, por baixo, é cheio de problemas. No início dele, vc tem um prédio abandonado, com pequenas árvores na calçada q fazem mta sombra, onde de vez em qdo também falta luz nos postes públicos, deixando ainda mais escura essa parte. Logo do outro lado também no início do viaduto, tem um local cheio de mato e terra batida, onde ficam escondidos vários ladrões q assaltam pela região e se refugiam ali pra dividir o roubo. São até conhecidos dos moradores. Logo mais a frente existe um Abrigo da Prefeitura, onde vc já imagina as "peças" q passam por ali. Já cansei de ouvir estórias de brigas de meninos de rua na porta e na praça em frente. Jogando pedras nos assistentes sociais e nos próprios rivais abrigados ali. Várias discussões entre assistentes e abrigados na porta do estabelecimento com palavras de baixo calão. Sem contar, os menores q saem ou fogem dali e vão direto pra Pinheiro Machado, rua das Laranjeiras e adjacências roubar os transeuntes. Una vergonha.
Mais a frente do viaduto, mas também, embaixo dele, cruzando com o viaduto da Pinheiro Machado, tem um ponto final de Van, q por volta das dezesseis horas já começa a forma uma fila de passageiro. Até q é bom, porq causa um certo movimento naquela rua onde não existe nada e nem ninguém. Agora, mesmo com as filas dos passageiros da van, eu não recomendo a ninguém passar pode esse pedaço, é assustador. Ainda mais, a noite.
Bom, isso apenas um pouco do "bagaço" q está Laranjeiras
No próximo eu continuo com a rua das Laranjeiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário